Conceito de Saúde
O conceito de saúde nem sempre foi como agora o conhecemos. Na antiguidade, as civilizações acreditavam ser algo que estava relacionado com superstições. Mais tarde, no século XVIII, com a 1ª revolução industrial, este conceito foi “redefinido” e nessa altura, considerava-se que saúde era a ausência de doença. Nessa altura da História Mundial, a população tinha condições de vida miseráveis, o que facilitava o aparecimento de grandes epidemias, como pneumonias, sarampo, varíola…
No século XX, a Organização Mundial de Sáude defeniu saúde como:
“Estado de completo bem-estar físico, psicológico e social”
Na actualidade existem medidas que promovem e previnem a saúde.
Há vários níveis de prevenção da saúde: primária, secundária e terciária.
Prevenção Primária: Tem a ver com a utilização de vacinas. Por exemplo, a utilização das vacinas permite combater doenças, na sua maioria mortais. As vacinas são substâncias que permitem ao ser humano, criar imunidade na presença dos agentes patogénicos, através da formação de anti-corpos que atacam e neutralizam estes agentes.
Prevenção secundária: está relacionada com os rastreios, detecção precoce de doenças. Exemplos de rastreios: higiene oral, visão, colesterol, glicose, hipertensão e muitos outros. Estes rastreios são importantes porque é mais fácil de actuar no início de uma doença, evitando complicações no avançar da doença.
Prevenção terciária: diz respeito ao tratamento retardado da doença. Exemplos: fisioterapia, programas de reabilitação para tóxico-dependentes e alcoólicos..
Para se conhecer o estado de saúde de uma população existem indicadores. Estes indicadores, têm a ver com taxas, que podes também ver em Geografia, que são a Taxa de Mortalidade Infantil, e outras como a Taxa de Mortalidade graças a doença prolongada.
Sem comentários:
Enviar um comentário